segunda-feira, 4 de maio de 2015

Muito além do peso

Nessa terceira postagem vamos falar sobre um documentário muito interessante sobre alimentação e obesidade infantil. O vídeo intitulado "MUITO ALÉM DO PESO" desmascara as mentiras contidas nos produtos alimentícios e relaciona essa problemática com a obesidade na infância. Enfatizando nosso papel com esse blog, viemos então conscientizá-l@s. Por isso, gostaríamos que tod@s assistissem esse documentário que está disponível no site http://www.muitoalemdopeso.com.br/


Vamos colocar aqui algumas informações que aparecem no vídeo e que provavelmente você vai ficar surpres@.

Vai dizer que você não passou sua infância tomando isso? E agora, como um passe de mágica, quase posso ouvir sua fala ou até seu pensamento...A velha frase de quem acha que é imortal: "Tomei e não morri". Pois saiba que os efeitos do excesso de açúcar no sangue são silenciosos, eles não vão avisar que você está com diabetes. E aí é uma viagem sem volta. O Diabetes não tem cura, apenas pode ser controlado. Então evite esse tipo de produto.


''Não tomo refrigerante, vou tomar suco de caixa''...QUEM NUNCA? Então agora está claro que é uma troca de 6 por meia dúzia. Até porque se você ler na caixa não está escrito a palavra SUCO, geralmente é '' NECTAR''. Isso porque existe um % mínimo da fruta para o produto ser realmente considerado um suco. E suco de verdade é aquele feito com a fruta in natura e sem adição de açúcar para aproveitar o sabor naturalmente adocicado da natureza. 


Que o refrigerante é o maior vilão da nossa saúde,  já virou consenso. O problema real é que esse produto já deveria ter saído das prateleiras faz tempo. Mas a venda de refrigerante é tão rentável que ele só se fortalece. Tomemos como base as propagandas cinematográficas de determinados refrigerantes que querem veicular sua marca a algo bom, saudável e que reúne famílias em torno da mesa. Uma jogada de marketing que acaba convencendo.


Pra quem ainda não identificou que produto é esse vou dar umas dicas: é um saco de ar com gordura dentro E AS PESSOAS COMPRAM porque não sabem o que estão consumindo! Com essa quantidade de óleo é possível fazer o almoço da família toda.


Recado para as mães: olhem o que vocês oferecem para os seus filhos. E essa história que tem vitaminas e blablablá é pra você achar que o produto é inofensivo e saudável. Mas vendo essa quantidade de açúcar você já começa a pensar diferente, não?!




Sobre as três figuras acima... normalmente são alimentos oferecidos como lanches ou como ceia (mingau), essas refeições podem ser substituídas por frutas ou podem ser a base de fruta, que têm bem menos açúcar e  são fontes NATURAIS (o organismo assimila melhor e absorve mais) de vitaminas e minerais! Sem falar no benefício das fibras que ajudam no funcionamento do intestino.

Recomendamos aos nossos leitores que assistam ao documentário, pois além das informações, tem um debate interessante sobre o assunto. Além disso, é válido frisar que essas mentiras e esses abusos ao consumidor podem e devem ser denunciados por nós. Somos enganados diariamente e o poder público não faz nada a respeito, dessa forma fica mais fácil culpabilizar os consumidores do que punir a indústria alimentícia e criar políticas públicas de alimentação e nutrição que, em vez de veicular nas mídias publicidade desses produtos,haja mais investimento no marketing maciço de frutas, verduras e legumes. Por isso, evitar consumir ou deixar de consumir esses produtos não saudáveis é uma boa forma de protesto. Porém, podemos fazer mais, estamos no nosso direito de denunciar e cobrar melhorias. Faça isso visitando a página do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária, o CONAR (http://www.conar.org.br/) e também denunciando para a ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home)

Vem se conscientizar! Com ciência, com Nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário